Síntese das teorias...
Pedagogia Tradicional
• O aluno é como uma “tábula rasa”.
• Conhecimento se transmite.
• O conhecimento é neutro e universal, portanto, os alunos
devem memorizá-lo.
• Visão enciclopedista. Justaposição de conhecimentos.
• Aprende-se ouvindo, memorizando, exercitando
repetidamente. Fazer cópias, resumos e saber reproduzir ao
ser solicitado nas provas.
• O professor é o transmissor e o aluno receptor.
• O professor deve ser neutro.
• Priorizar a racionalidade, objetividade. Manter emoções e
sentimentos fora da sala de aula.
Críticas de Paulo Freire à Pedagogia Tradicional
Educação Bancária
1. O educador é o que educa; os educandos, os que são educados;
2. o educador é o que sabe; os educandos, os que não sabem;
3. o educador é o que pensa; os educandos, os pensados;
4. o educador é o que diz a palavra; os educandos, os que a escutam
docilmente;
5. o educador é o que disciplina; os educandos, os disciplinados;
6. o educador é o que opta e prescreve sua opção; os educandos os que
seguem a prescrição;
7. o educador é o que atua; os educandos, os que têm a ilusão de que
atuam;
8. o educador escolhe o conteúdo programático; os educandos, se
acomodam a ele;
9. o educador é o sujeito do processo; os educandos, meros objetos .
Pedagogia Renovada ou Escola Nova
• Inspirada em John Dewey e Anísio Teixeira no momento em que o país
passava de uma sociedade rural para a industrializada, guiados pelo
ideário de uma sociedade democrática.
• Nova modalidade de aprendizagem. Novo conceito de aprender
• Reconhece a autonomia e liberdade da criança em seu diálogo com o
conhecimento.
• Valoriza a criatividade e a socialização, através do lema “aprender a
aprender” e “aprender fazendo”.
• Objetivavam sujeitos ativos com espírito investigativo.
• Na prática, prevaleceu o reducionismo, limitando-se a “como” aplicar o
método ativo. Transformou-se em ativismo, perdendo de vista o ideário
inicial.
• Houve mudança metodológica e não epistemológica.
• O referencial teórico continuou sendo o da Pedagogia Tradicional,
atualizado com novos requerimentos da sociedade em vias de
industrialização, mais bem interpretado pela Pedagogia Tecnicista. Isto é,
o referencial teórico continuava tradicional, refletindo a reprodução do
sistema tradicional classista.
Pedagogia Tecnicista
• Adaptação do jovem ao sistema produtivo.
• Acreditavam que as técnicas didáticas solucionavam os problemas da sala de
aula.
• Exclusão da Filosofia e noções de psicologia nas escolas formadoras de
educadores.
• Educar é mudar o comportamento e adaptar ao meio social.
• Racionalização e objetivação do ensino.
• Conhecimento é objetivo e neutro
• Neutros também são as técnicas didáticas. Centralidade do ensino nas técnicas
didáticas para neutralizar a relação aluno/professor.
• O professor é executor do programa instrutivo delimitado pelos técnicos
especialistas do MEC.
• Preocupação exclusiva com a formação técnico-profissional.
• Enfatiza o saber-fazer. Não há questionamentos nem aprofundamentos nos
conhecimentos.
• Em base à teoria behaviorista, os objetivos educacionais são limitados aos
comportamentos a serem demonstrados conforme a orientação de Bloom.
• Os Objetivos são fragmentados em Cognitivos, Afetivos e Psicomotor.
Pedagogia Progressista
• Reivindica ensino público, gratuito,
democrático e de qualidade.
• Relação da Educação com o social, político,
histórico e filosófico.
• Pretendem formar jovens críticos e reflexivos.
• Vêem os alunos como agentes de
transformação da sociedade.
• Incentivam a participação ativa dos alunos na
sua própria formação, privilegiando técnicas
didáticas que estimulam tais atitudes.
Correntes pedagógicas contemporâneas
LIBANEO, J.C. IN: Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade.
Campinas: Alínea, 2005
Correntes Modalidades
1. Racional-tecnológica Ensino de Excelência
Ensino tecnológico
2. Neocognitivistas Construtivismo pós-piagetiano
Ciências cognitivas
3. Sociocríticas Sociologia crítica do currículo
Teoria histórico-cultural
Teoria sociocultural
Teoria sociocognitiva
Teoria da ação comunicativa
4. “Holísticas” Holismo
Teoria da Complexidade
Ecopedagogia
Conhecimento em rede
5. “Pós-modernas” Pós-estruturalismo
Neo-pragmatismo
Construtivismo pós-piagetiano
• A aprendizagem é resultado de uma
construção mental realizada pelos sujeitos em
interação com os fenômenos naturais e
sociais.
• A faculdade de pensar não é inata nem é
provida de fora.
• A noção-chave é o conflito sociocognitivo em
situações de interação, envolvendo
experiências sociais e culturais
Complexidade e Transdisciplinaridade
• Homo sapiens/demens. Conjunção dos contrários.
• O ser humano é um sistema auto-eco-organizador (Edgar
Morin)
• O mundo está no sujeito e o sujeito está no mundo.
• Aprendizagem é a negociação na interação com os
fenômenos naturais e sociais (Maturana & Varela).
• Toda construção do conhecimento é reconstrução do
conhecimento. “Conhecimento não se transmite, se
constrói” (Paulo Freire)
• A noção de homem atravessa todas as áreas de
conhecimento (Basarab Nicolescu).
• A Verdade é histórica e cultural.
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