terça-feira, 14 de novembro de 2017

O desafio da inserção das novas tecnologias no contexto escolar.


  
Texto reflexivo no Blog: O desafio da inserção das novas tecnologias no contexto escolar.

A Educação hoje multifacetada, além das suas problemáticas rotineiras como: indisciplina, família distanciada da vida escolar dos discentes, dificuldades de aprendizagens, evasão escolar, tem mais um desafio a ser solucionado que é: educar em um contexto tecnológico.
Quando afirma-se que a educação atual assume várias facetas em seu contexto e atuação é porque os reflexos da sociedade são irradiados nas instituições escolares como por exemplo: as famílias nucleares de outrora presentes nos processos de ensino e aprendizagem de seus filhos, hoje não se fazem mais presentes, sua ausência justifica-se pela labuta diária, as dificuldades no âmbito da aprendizagem torna-se um temática complexa, pois infelizmente estigmatizamos nossos alunos com os que tem e os que não possuem laudo, e os que não tem laudo como respaldá-los? Estes não conseguem ao menos decodificar os signos da linguagem, e nem atribuir funcionalidade a elas, e por fim, pois vou me ater a estas problemáticas, a questão da evasão escolar, por que ela vem acontecendo? Necessidade de complementar a renda familiar?Desinteresse pela escola?
Frente a este contexto desafiador, advém as novas tecnologias, contudo faz-se importante  alumiar que as tecnologias e suas ferramentas não possuem um caráter salvacionista às práticas pedagógicas, o desafio de educar em um contexto tecnológico perpassa pela atitude de legitimação do uso destas ferramentas, pois o aprendizado não está mudando, o que vem sendo modificado são as ferramentas que nos subsidiam nos saberes e fazeres, todavia precisamos transformar a forma como estamos ensinando nossas pedagogias.
Ao falarmos sobre tecnologias percebemos uma certa inquietação por parte de alguns docentes e discentes, em um passado não tão distante, o papel, os livros, o quadro-negro, eram tecnologias revolucionárias, logo as práticas mesmos as tradicionais estiveram apoiadas em tecnologias, podendo afirmar que em outrora ou atualmente o uso das tecnologias são intrínsecas à educação.
A escola que antes acreditava em uma educação bancária, de assimilação de conteúdos     (memorização), passou a se preocupar-se então com o fomentar de competências e habilidades, o foco que era no objeto da aprendizagem, foi substituído pelo sujeito da aprendizagem e como somos participantes desta nova sociedade do conhecimento e aprendizagem necessitamos professores e alunado apreender e utilizarmos as novas Tecnologias de Informação e Comunicação em prol de uma sociedade mais igualitária na detenção de conhecimentos mais significativos, pois tudo começa com a inclusão digital, pois não basta o acesso físico ao maquinário, mas o saber e o saber fazer o uso das TIC´s, contudo o desafio e seus desdobramentos com relação a inserção das novas tecnologias nas práticas pedagógicas convergem na aceitação por parte do professorado que a tecnologia é uma facilitadora no processo de aquisição de conhecimento, além de contribuir na interação social, nas trocas e construção de conhecimento de maneira colaborativa.
Finalizando minha reflexão Moran diz: “Inovar o que eu fazia antes [...] e melhorar minha prática”, este é o insight, é o acender da lâmpada das idéias, é fazer novo aquelas velhas práticas pedagógica é registrar, construir, é formadas, copilar... É desafiador para nós imigrantes digitais, porém faz-se importante adequar nossas práticas ao contexto real da sociedade e da escola.
Recorte de um texto elaborado para pós do IFES. End eletrônico: https://acarolinainaciopie.blogspot.com.br/p/minha-producao.html 

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