Aproveitem!
ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
PLANO DE ENSINO ANUAL – 2018(sugestão)
Escola:
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OBJETIVOS
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Promover a aprendizagem do alunado, partindo
das suas especificidades, além de fomentar atividade para sua vida autônoma e
social;
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Identificar, diversificar, flexibilizar e
adaptar os conteúdos curriculares atendendo as necessidades individuais dos
alunos, justificando a priorização de recursos e meios alternativos, adoção
de currículos abertos e propostas curriculares diversificadas;
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Desencadear a progressão
cognitiva: do nível concreto ao abstrato, culminando na representação mental
do conhecimento, ou seja, promover o avanço conceitual do discente no espaço
escolar.
Obs: Faz-se importante ressaltar que
o laudo médico não prescreve a ação pedagógica realizada pelo Professor
Regente e de Educação Especial.
A elaboração do Plano de Ensino do discente deficiente parte
das respostas dadas por estes aos estímulos cognitivos realizado pelo docente,
logo não se procura a origem do problema para elaborar sua ação, mas o que o
aluno domina para o desdobramento do conhecimento curricular.
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CONTEÚDOS
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1º Trimestre
Conforme conteúdos relacionados no Plano de Ensino Anual .
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2º Trimestre
Conforme conteúdos relacionados no Plano de Ensino Anual.
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3º Trimestre
Conforme conteúdos relacionados no Plano de Ensino Anual.
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ADEQUAÇÕES
CURRICULARES:
-Relativas aos objetivos e conteúdos ( o que este aluno precisa
aprender naquele momento?);
-Priorização de unidades, tipos e objetivos (Objetivo Geral: o que
quer se alcançar com a ação pedagógica. Objetivos Específicos: estratégias
fomentadas para se alcançar o objetivo) de conteúdos;
-Eliminação de conteúdos secundários (fazer uso de textos com um
vocabulário mais simples e sucinto);
-Adequação de técnicas, instrumentos didáticos e nas atividades(
atividades alternativas e/ou complementares );
-Modificação do nível de complexidade das atividades- sequenciação das
tarefas e eliminação de componentes curriculares secundários( por exemplo:
como você professor explicaria seu conteúdo ao um aluno de Ensino
Fundamental, como explicar Física ou fato histórico a uma criança).
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ADEQUAÇÕES
RELATIVAS AOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS:
-Priorização de conteúdos que garantam funcionalidade, ou seja que
oportunizem a continuidade da aquisição de conhecimento. Ex: desenvolver habilidades de leitura e escrita
autônoma, cálculos etc.;
-Desenvolvimento das capacidades e habilidades básicas de atenção,
participação e adaptabilidade do aluno. Ex: desenvolvimento de habilidades
sociais, de trabalho em equipe, de persistência na tarefa dentre outros.
Todavia os objetivos traçados devem ser tangíveis a este aluno.
-Eliminação de conteúdos menos relevantes, secundários para dar
enfoque mais intensivo e prolongado a conteúdos considerados básicos e
essenciais no currículo.
Obs: trazer sentido ao que é ensinado, por exemplo
muito de nosso alunos não sabem olhar hora em um relógio de ponteiro, então
nada melhor do que ensiná-los.
Associar o que estão aprendendo com a prática cotidiana, por exemplo:
podemos aplicar o cálculo de área na construção de uma casa.
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ADEQUAÇÕES
NOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E NAS ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM:
-Seleção de método mais acessível para o aluno;
-Introdução de atividades de revisão e complementares que requeiram
habilidades diferentes ou a fixação e consolidação de conhecimentos já
trabalhados em sala de aula.
-Introdução de atividades prévias que preparem o aluno para novas
aprendizagens;
-Alteração do nível de abstração de uma atividade oferecendo recursos
de apoio, sejam visuais, auditivos, gráficos, materiais manipulativos(
material concreto) etc.;
-Alteração do nível de complexidade das atividades por meio de
recursos do tipo: eliminar partes de seus componentes (simplificar um
problema matemático, excluindo a necessidade de alguns cálculos, por
exemplo); ou explicitar os passos que devem ser seguidos para orientar a
solução da tarefa, ou seja, oferecer apoio, especificando passo a passo a sua
realização, colocando exemplos.
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ESTRATÉGIAS/ATIVIDADES
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Sequências didáticas e projetos;
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Portfólios;
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Mural ou varal didático trazendo o concreto
para sala de aula;
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Atendimento individual em sala;
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Disposição da carteira do aluno- quanto mais
perto da mesa do docente, torna-se maior a possibilidade do estreitamento de
laços de confiança, reciprocidade e conhecimento;
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Separar um lado do quadro para registrar a
atividade e o aluno copiar;
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Jogos pedagógicos- Tangram, quebra-cabeça e
jogo da memória são recursos excelentes para se trabalhar a concentração e
raciocínio lógico por exemplo;
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Confecção de cartazes, folders e painéis;
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Caça-palavras e cruzadinha- possibilita
trabalhar com a temática da aula;
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Ilustração da explicação da aula por exemplo,
funciona como um registro pictográfico do conteúdo ministrado.
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Em sala de aula, com a disciplina de
Matemática por exemplo ofertar material de apoio como: ábaco com argolas,
material dourado, calculadora, tabuada impressa;
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Promover debates e relatos de experiência,
técnica que possibilita a integração do aluno deficiente com os colegas de
sala de aula;
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Diário de Bordo: alternativa de registro das
atividades diário do aluno. Toda aula este registrará algo que aconteceu por
meio de registro escrito, pictográfico ou oral.
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Ao elaborar uma atividade avaliativa sempre
colocar exemplos, uma frase ou pequeno texto que possa subsidiar seu
entendimento. O uso de imagens também é relevante, contudo atente-se as
figuras infantilizadas, pois nossa clientela faz parte do Ensino Fundamental
II e Médio.
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Texto, frase e palavra lacunada é um ótimo
recurso para fixação de conteúdo, por exemplo complete a frase com a palavra
correta, ou complete a palavra com a vogal que está faltando para alunos com
deficiência intelectual severa, contudo a palavra, a frase, a imagens precisa
está de acordo com matéria e disciplina mediada.
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RECURSOS
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Livro didático e paradidático;
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Revistas e jornais;
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Jogos;
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Silabário;
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Cartazes;
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Exposições;
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Gráficos e mapas;
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História em quadrinhos;
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Filmes ou vídeos;
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Imagens de revistas;
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Material dourado;
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Calculadora;
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Papelaria em geral( papel, tesoura, lápis de
cor, lápis de escrever, cola, dentre outros)
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Tablet;
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Computador, internet, slides e objetos de
aprendizagem.
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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
De caráter formativo,
mediante observação, avanço cognitivo e competência curricular, entretanto
faz-se importante considerar alguns aspectos do desenvolvimento biológico,
intelectual, motor, emocional, social, de comunicação e linguagem do aluno.
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Fontes:
BANCO DE
ESCOLA. Disponível:<http://www.bancodeescola.com/verbete5.htm> Acesso em:
23/03/2017.
PORTAL
DO MEC. Disponível
em:<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie4.pdf> Acesso em:
23/03/2017.
PORTAL
DO MEC. Disponível: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie4.pdf>.
Acesso em: 23/08/18.
Blog Tecendo conhecimento. Disponível: <tecendoconhecimentoprofcarol.blogspot.com/> Acesso em: 23/08/2018
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